Wednesday, January 02, 2013

Vai uma agenda pessoal aí?



Você já ouviu falar de agenda pessoal? Se você fez/faz parte da Aliança Bíblica Universitária (ABU), você com certeza sabe do que eu estou falando. Se você não tem nem idéia do que ABU é, não tem problema; você provavelmente já fez muitas agendas pessoais na sua vida.

Na ABU, costumávamos chamar de "agenda pessoal", conversas (geralmente entre duas pessoas) que aconteciam entre estudantes como parte da programação de certos eventos/encontros estudantis organizados pela ABU.  A idéia era promover um espaço de surgimento de amizades entre estudantes que estavam participando do evento, e também um exercício em ser pessoal em nossas conversas; algo que não é totalmente simples. Geralmente havia uma palestra introdutória sobre o assunto (família, namoro, estudos, carreira, infância, culpa, dúvidas, sonhos, etc.) e depois nos dividíamos em duplas para as tais conversas / agendas pessoais, e torcíamos para que a conversa fluísse.  

Hoje, já há anos sem envolvimento direto com a ABU, dificilmente penso no termo "agenda pessoal". Mas quando o faço, sempre lembro com saudades de algumas conversas muito especiais que eu tive nos meus anos de ABU. E fico feliz/grato em saber que, no meu caso, aquelas conversas funcionaram como um incentivo/aprendizado para ser mais pessoal não só no contexto da ABU, mas em outros contextos onde havia espaço e oportunidade para intimidade e confiança. Por isso o termo "agenda pessoal" ainda soa de uma maneira muito doce nos meus ouvidos.

Mas o motivo pelo qual eu pensei nesse termo hoje não foi exatamente por conta do meu tempo de ABU. Foi por conta de uma conversa que eu tive recentemente com um desconhecido e que foi extremamente pessoal (especialmente da parte dele). Eu fiquei impressionado como ele estava sendo sincero e claro a respeito de suas experiências vividas e sentimentos. Até ele mesmo disse estar impressionado como ele estava falando tão claramente a respeito de tudo. 

Eu digo que esses são momentos onde almas se encontram e começam a conversar. Momentos preciosos, que às vezes podem vir sem avisar numa mesa de bar, numa cama de motel, numa piscina, numa varanda, num quarto escuro, durante uma caminha/corrida . 

Saibamos aproveitá-los!


___________________________________________________________________________

Figura - fonte: http://download.ultradownloads.com.br/wallpaper/64963_Papel-de-Parede-Conversa-de-Ovelha_1280x1024.jpg

No comments: