O que me SURPREENDE a cada dia é que realmente Deus sempre pode nos SURPREENDER e foi essa a minha sensação mais viva no peito durante a reunião (dia 30/11/2006) dos estudantes que participam da Aliança Bíblica Universitária (ABU) em São Carlos, onde o grupo é chamado ABUSCar.
Depois de um ano de algumas alegrias, mas também de muitas lutas, angústias e sentimentos de desânimo, nos reunimos para pensar e sonhar com novas coisas para a ABUSCar no ano que vem. Um momento também de cada um se perguntar se ainda vale a pena continuar.
Mas mais que uma reunião para discutir organização, atividades e programações, foi um encontro de pessoas, de vidas, de sentimentos. Ah, sentimentos..!!! Sentimento de que vale a pena continuar a viver, partilhar e compartilhar do amor verdadeiro. “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” [1].
E naquelas horas que se estenderam noite a fora podemos ver nossas esperanças sendo renovadas, nossas perguntas e dúvidas mais angustiantes sendo respondidas. A certeza de que ali estavam pessoas que ainda podem (e como podem!) sonhar juntas e partilhar da dor e da alegria de se viver, tentar, continuar. Viver em comunhão.
Comunhão que dá espaço para a alegria e a tristeza, o sucesso e o fracasso, a certeza e a dúvida, a organização e a bagunça, a esperança e o desânimo, a coragem e o medo, a força e a fraqueza. Comunhão que dá espaço para ser, retirar as máscaras e abraçar a honestidade.
“A honestidade põe um fim no faz-de-conta através de um franco reconhecimento da nossa frágil humanidade. È sempre desagradável, e com freqüência doloroso, e é por isso que não somos muito bons nisso. Mas sustentar a verdade diante de Deus e uns dos outros tem uma recompensa única. Sei algo extremamente precioso. Estou em contato comigo mesmo como sou”. [2]
E é exatamente quando as máscaras vão caindo é que estamos mais aptos a nos encontramos ‘um no outro e o outro no um’. Aí percebermos que a dor do outro, também deveria ser a minha dor e na verdade é. Percebermos que no final das contas Deus nos criou para sermos uma coisa só. Não uniformes, mas unidos.
E foi nessa grande festa de comunhão, que nosso amigo Thiago (o Mouse), de maneira inspirada, compilou todas as informações - falas, desabafos e frases espontâneas e carregadas de sentimentos - das pessoas presentes na reunião, numa coisa só. Até porque “tem horas que a gente se pergunta por que é que não se junta tudo numa coisa só?” [3].
“1) ESSE ANO EU...
to fazendo um monte de trabalho da faculdade, provas, STRESS amargura, falta de devocional, sensação de que falta pouco, preciso terminar as disciplinas, projeto... dor de dente, gastrite, dislexia, DDA, HA, dissertação, CULPA.... não levei a sério, vale a pena? valeu a pena? amadureci, foi um turbilhão: decisões desafios, distâncias, casanova... vida de maltrapilho certo? baita cansaço, fui mal, tive questoes interiores, to trabalhando, foi mto loco! eu cancelei a materia!, PRESSAO, mudança, casa pra Pandora gravida, ate tem mta coisa pra fazer mas tah tranquilo, preciso organizar melhor meu tempo, ah... foi tranquilo: crise, deixo tudo pra ultima hora, minha irma tah ai... CHEGUEI em sao carlos... SUMI! crise espiritual e academica, fui pro chile, senti falta de amizades, entrei pro mestrado pra adiar minha preocupaçao com emprego, esse ano? deixa eu ver... to soh pendente em uma materia eu acho, a gradução tah indo bem eu acho, tive problemas, morar com minha irma veterana eh bom... não parei pra pensar nas coisas, eu fiz tudo menos graduaçao, voluntaria do doutorado, do zoologico, cursinho, professora, coordenaçao, CRISE de convicção inclusive, tentei fazer a minha parte sabe, foi trash, a água tah batendo no popô...
quero acabar a graduação!!! um casamento quem sabe, quero ver mais envolvimento da galera... diretoria nova, recepçao dos bixos... grupo campus II, vida do Dom Juan... do Mineiro... tenho planos pra janeiro... SONHOS, igreja, IPL2007, preciso rever minhas prioridades, escrever uma boa dissertação, ler mais, ir bem nas disciplinas. .. participar +, motivar +, ajudar +, DESAFIOS... conhecer a região, fazer contatos, PUTZ! Seja o que Deus quiser! um intercambio, a republica vai acabar, onde vou morar? ateh queria casar, queria ir pra algum país... nao sei qual... sei lah, Ah... continuo no mestrado! infelizmente os problemas de coração vão aumentar, vou tratar deles, vou comprar um barco, quem sabe participar mais da ABU? quem sabe um trainee? eh verdade!!! os planos pro futuro! quero organizar minhas ferias, se nada mudar vai continuar a mesma coisa... quero encontrar um equilibrio entre projetos e graduaçao, mas ano que vem tem prjeto novo... eu nao sei o que vou fazer, se eu acreditar eu compro a causa...
preciso conhecer pessoas, falta devocional, PERAÍ Deus!!!, falo que tudo é solução... menos Jesus, conheço pouco... não ando com Deus, tenho a sensação de que não estou fazendo o meu melhor mas que estou fazendo o que eu posso, QUE QUE EU FIZ? pensam que é loucura... que eh besteira, soh quero que Deus abençoe... mas como começar? criar oportunidades? O QUE FALAR!!! acompanhar pessoas... tento ser o que não sou, falta naturalidade, me sinto obrigado... se um dia isso fizer sentido pra mim...” [4]
É por essas, e principalmente por essas, coisas que vale a pena viver e que sempre ‘o distante seja nosso vizinho’. Prossigamos vivendo abundantemente em amor segundo aquele que disse “Vim para que tenham vida e a tenham em abundância” [5], Jesus Cristo, meu parceiro e camarada.
É isso. Vivamos.
Du – muito grato por ontem a noite.
[1] Texto Bíblico - I Carta de João, capítulo 3, versículo 16.
[2] Brennan Manning – Livro: “O Evangelho Maltrapilho”
[3] Fernando Anitelli - O Teatro Mágico. Música: ‘O tudo é uma coisa só’.
[4] Pessoas abuscar. Compilado por Thiago Rodgers.