Wednesday, January 24, 2007

Relatos de um estudante









Em 2007 a Aliança Bíblica Universitária do Brasil (ABUB) completa 50 anos de existência. Uma caminhada de muitas alegrias, mas também de dificuldades. Um movimento marcado por pessoas, histórias, lágrimas, sorrisos, joelhos no chão. Marcada também por tempos de crise, falhas, desencontros. Um movimento tentando responder ao chamado de proclamar os valores do Reino de Deus no meio estudantil. Não de maneira alienada, mas participar, viver, caminhar e partilhar da alegria e também da dor que cada um carrega no seu interior. Um chamado que deve estar centrado em Cristo e no seu amor demonstrado na sua morte na cruz. É somente isso que dá significado a nossa vida e ao nosso caminhar.
O chamado não é fácil, nem tampouco a caminhada. Ás vezes é mais cômodo sair pela tangente, nos alienarmos, fingir que a responsabilidade não é com a gente, nos fecharmos em um grupo homogêneo. Mas que Deus desperte jovens comprometidos com as suas universidades e com seus colegas e amigos. Que a cada dia sejamos levados de volta ao primeiro amor, amor que vem de Deus. E por amor continuemos essa caminhada que tem impactado a vida de tantas pessoas, assim como impactou a minha.

Deixo um texto que escrevi no dia 24 de dezembro de 2003, enquanto ainda fazia graduação em Ciências da Computação na Unesp de Rio Claro. Relatos de um estudante.


Oi povo. Tudo bom? Todo mundo curtindo as férias neh.....
Mais um ano chega ao fim e as lembranças de tudo que aconteceu ficarão guardadas em nossas mentes e corações: o treinamento em RC, o CR em Piracicaba, o picnic no horto, a festa caipira na casa da Déia, o Curso de Férias, o CR em São Carlos, o Treinamento em Franca, o domingo na Kairós, as reuniões de EBI, o projeto Amar a si mesmo, os projetos Lucas, as reuniões do GB, os almoços, os filmes de vídeo assistidos, as conversas durante um sorvete e outro na zero grau, a festa de despedida da Déia, as reuniões de orações, as visitas às igrejas, a venda de livros, partidas de Imagem e Ação, a criação do nosso site......... (e por aí vai).... pena que naum dá pra participar de tudo neh......
Mas o mais importante é que de tudo isso nascem amizades, laços se fortalecem, trabalhamos juntos para a obra de Deus, caminhamos lado a lado, e o nome de Deus é engrandecido.
Esta amizade que nasce e cresce com cada um de vocês tem marcado profundamente a minha vida. Admiro cada um de um modo especial, e tenho aprendido muito com todos vocês. Aprendido o quão preciosas são as amizades profundas em um mundo acostumado a viver na superficialidade, o quão importante é saber que eu posso contar com esta família que é o Corpo de Cristo. Aprendido que não precisamos nos trancar em castelos, que posso mostrar minhas fraquezas sem ter medo de ser considerado fraco, que posso pedir ajuda e socorro. Aprendido que podemos partir e repartir as cargas do irmão, que podemos nos alegrar juntos, mas podemos também chorar juntos.
Isso é o Corpo de Cristo, um corpo onde cada um é importante, um corpo onde você tem o seu significado e a sua razão de estar ali, um corpo vivo, corpo onde a vida é mais vida, vivendo em Jesus.
Há alguns anos atrás, quando experimentava algo parecido em minha igreja no grupo de adolescentes, um grupo animado e unido, ativo na obra de Deus, em meu coração havia uma preocupação: dali a alguns anos eu iria para a faculdade e aquilo ali não mais existiria. Eu sonhava em participar de um grupo como aquele na faculdade, talvez o encontrasse em alguma igreja na cidade para onde mudaria. Um grupo onde pudéssemos buscar a Deus juntos, nos divertirmos, tomar sorvete no domingo a noite. Mas parecia mais coisa de interior, isso parecia ser impossível de se realizar. Eu sonhava com um grupo, mas ainda não sabia que esse grupo tinha um nome: ABU. Nunca tinha ouvido falar da ABU e não ouviria falar dela até chegar na faculdade, mas ali nascia um desejo no meu coração. Um sonho de Deus para minha vida.
E agora olho e vejo tantas coisas bonitas acontecendo aqui em Rio Claro. Deus trabalhando, Deus abençoando. O grupo ABU Rio Claro crescendo,crescendo em número, crescendo como grupo. E posso falar que o sonho se realizou. O que antes era um sonho, agora é uma realidade. Uma realidade de bênçãos de Deus para minha vida, para a sua vida.
Como em todo sonho, às vezes nos esquecemos das lutas, e elas vêm, pode ter certeza. A caminhada muitas vezes não é tão fácil como imaginamos, muitas vezes é cansativa. As tempestades aparecem e parecem que não vão passar. Mas elas passam, pode ter certeza também. Tudo faz parte do maravilhoso plano de Deus para nossas vidas e ao seu sinal o mar se acalma e o sol volta a brilhar. A caminhada muitas vezes é braba, mas vale a pena, e como vale.
Hoje, estamos alegres porque até aqui o Senhor nos abençoou e nos ajudou. Mas um novo ano se inicia, novos desafios surgem a nossa frente. 2003 ficará em nossas mentes e corações, mas 2004 deve estar nos nossos sonhos. Hoje Deus me convida, Deus te convida, a sonhar os sonhos dEle para este novo ano.
Olhe para o campo, a seara na verdade é grande*. O que fazer? O que eu posso fazer? O que a ABU Rio Claro pode fazer? Muitas vezes não sabemos. Mas Deus sabe. Basta uma atitude, devemos dispor nossas vidas nas mãos de Deus e Ele, o Senhor da Seara, irá a nossa frente abrindo as portas. Ele será nosso companheiro de jornada.
Que neste ano que se inicia possamos sonhar os sonhos de Deus para nossas vidas e consagrarmos nossas vidas ao Autor da Vida.

Abraços
Du
(24/12/2003)

* Mateus 9.36-38
"Jesus ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor. Então disse aos seus discípulos: 'A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da Colheita que envie trabalhadores para a sua colheita'".


É isso aí...
Continuemos, firme na coragem do Senhor. Continuemos a sonhar, continuemos a caminhar. Certos de que tempos difíceis sempre virão, como vieram com grande força naquele ano de 2004, que estava para começar. Mas a promessa não é que seremos livres de problemas, tribulações e sofrimentos enquanto caminhamos pelos caminhos que Deus, nosso Pai, tem nos guiado. A promessa é que ele nunca nos desamparará, assim como um pastor não desampara suas ovelhas. Ele estará lá conosco, mesmo quando a escuridão da noite descer. Essa é a promessa em que temos que nos agarrar.
Lembrando sempre que o caminhar juntos e viver em comunhão só faz sentido quando caminhamos para algo. E que cristo seja através do qual e para onde caminhamos. Que aprendamos a olhar para nosso próximo com os olhos DEle, através do amor.
Fiquem na paz
Du

No comments: